sábado, 21 de setembro de 2013

Relíquia Macabra - 1941

Na Coleção Clássicos do Cinema, da Folha de São Paulo, o número 8 é dedicado ao filme The Maltese Falcon, que no Brasil foi chamado Relíquia Macabra. Segundo o texto, ele inaugurou o cinema noir, sendo que suas filmagens começaram em 9 de junho de 1941 e ele estreou em 3 de outubro de 1941. Ou seja: em quatro meses, se fez história.



Tudo começou em 1929, quando a história foi publicada em fascículos. Um menino de dez anos, chamado Max Wilk (1920/2011) se interessou pela história, mas ficou chateado porque não tinha o edição seguinte, onde a história continuava. Por isso, pediu a seu pai, Jacob Wilk, que comprasse o fascículo seguinte. Jacob, que era produtor da Warner, conseguiu a obra completa e, depois do filho, também leu. Gosto da história e fez com que a Warner adquirisse os direitos de fazer um filme. Max (na foto abaixo) entraria no mundo do cinema e da televisão...


O Falcão Maltês foi escrito por Dashiell Hammett (1894/1961) e conta a história de um falcão de ouro, incrustado de pedras preciosas, que teria sido feito em Malta, e por isso teria esse nome. A Warner pagou US$ 8,5 mil pelos direitos de filmagem. Abaixo, o escritor:


Em 1931, foi realizado o filme The Maltese Falcon, com direção de Roy De Ruth (1895/1961), e os atores Ricardo Cortez (1900/1977) e Bebe Daniels (1901/1971) nos papéis principais. Nessa versão, havia mais referências sexuais, que no filme de 1941 ficaram mais subjetivas. Abaixo, o cartaz do filme de 1931:


Em 1936 foi feita uma segunda versão da história, chamada Satan Met a Lady, dessa vez com direção de William Dieterle (1893/1972) e Warren William (1894/1948) e Bette Davis (1908/1989) nos papéis principais. A atriz teria dito que esse foi "um dos piores papelões que fiz na vida", anos depois. Abaixo, o cartaz do filme de 1936:


E, finalmente, chegamos à versão de 1941. O chefão da Warner, Jack Warner (1892/1978), escolheu o iniciante John Huston (1906/1987, abaixo) para dirigi-lo:


Huston foi quem escolheu os astros do filme:

Humphrey Bogart (1899/1957) como Sam Spade:


Mary Astor como Brigid O'Shaughnessy:



Lee Patrick (1901/1982) como Effie Perrine:


Jerome Cowan (1897/1972) como Miles Archer


Gladys George (1904/1954) como Iva Archer:


Peter Lorre (1904/1964) como Joel Cairo:


Barton MacLane (1902/1969) como o detetive Dundy:


Ward Bond (1903/1960) como o detetive Tom Polhaus:


Elisha Cook Jr. (1903/1995) como Wilmer Cook:



Sydney Greenstreet (1879/1954) como Kasper Gutman:



Enredo: tudo começa quando o detetive Sam Spade é procurado por Brigid O'Shaughnessy. Ela diz que está procurando sua irmã, que está com um certo Sr. Thursby. Ela é de New York, e veio até San Francisco atrás de sua irmã. Os sócios Spade & Archer aceitam o caso, mas Miles Archer é assassinado na mesma noite, assim como o Sr. Thursby (que não aparece). As suspeitas do assassinato de Thursby caem sobre Spade. Em seguida, os espectadores descobrem que ele tinha um caso com a esposa do sócio, sendo que ela também é suspeita. A secretária Effie afirma que a esposa não estava em casa, na noite do crime.
Spade não revela para a polícia o que sabe sobre Brigid, mas vai interrogá-la. Ele logo percebe o caráter dela e afirma: "Você é perigosa" (19:42). Ela também afirma: "Não sirvo pra heroína" (20:57). Depois, ele volta para o escritório, onde é procurado por Joel Cairo, que usa perfume de gardênia (uma subjetiva referência à sua homossexualidade). Cairo e Spade discutem, e o detetive toma conhecimento do falcão maltês. Cairo oferece 5 mil dólares pelo objeto.
Após uma conversa tumultuada com Cairo, Spade volta a procurar Brigid. Ele afirma que ela não é quem finge ser, "enrubescendo e gaguejando". Ela responde: "Não tive uma vida boa. Tenho sido má. Pior do que possa imaginar" (31:05). Ele parece gostar disso, e diz que se ela fosse boa, não chegariam a lugar nenhum. Depois, diz que Cairo ofereceu 5 mil dólares pelo pássaro. Ela diz que não tem um valor alto para oferecer, e ele diz que ela pode oferecer outra coisa, dando-lhe um beijo. Em seguida, marca um encontro entre ela e Cairo, em sua casa.
A conversa vira briga e nessa hora a polícia chega (Dundy e Polhaus). Mas Spade contorna a situação e Cairo vai passar a noite na prisão. Spade diz que Brigid é uma mentirosa, quando ela diz que o pássaro é de porcelana ou pedra. Ela responde: "Sou. Sempre fui" (43:33). Ele fica sabendo de um tal "gordo" e, no dia seguinte, descobre que ele chama-se Gutman, após mandar um recado pelo capanga Wilmer. E, para segurança de Brigid, pede para Effie hospedá-la. Em seguida, ele recebe a visita de Iva, que pede perdão por ter mandado os policiais à sua casa. Ela diz que fez isso por ciúmes, mas ele não acredita.
Depois, Sam recebe uma ligação do Sr. Gutman, e vai ao seu encontro. O capanga Wilmer está lá. Eles não chegam a lugar nenhum e Spade se torna violento, jogando fora o charuto e o copo que Gutman tinha lhe oferecido. A única coisa que descobre é que o pássaro vale muito mais do que tinham lhe dito, e ele mente dizendo que Cairo ofereceu 10 mil pelo objeto, e não 5 mil. Assim que ele sai, começa a sorrir, dando a perceber que blefou. E quando entra no elevador, Cairo sai por outro.
Na sequência, Sam vai conversar com o Promotor, que tenta descobrir o que ele sabe sobre os assassinatos. Ele se nega a falar, afirmando que já teve problemas com a justiça antes, e por isso quer entregar os culpados, antes que ele mesmo tenha que pagar pelo crime. Quando chega em sua casa, encontra com Wilmer, que o leva novamente para Gutman. Ele lhe conta a história dos Hospitalários que, em 1539, receberam do Rei Carlos V a Ilha de Malta e que, em troca, deveriam lhe dar todo ano um falcão. Como a Ordem dos Hospitalários era riquíssima, decidiu não mandar um falcão vivo, mas uma réplica de ouro, coberta de pedras preciosas. Mas o pássaro nunca chegou à Espanha, pois foi roubado por um pirata, reaparecendo em 1713 na Sicília e em 1840 em Paris. Ele teria sido coberto com um esmalte negro, para disfarçar o seu verdadeiro valor. Finalmente, em 1923, um negociante grego, chamado Konstantinedes, o descobriu. Tentou escondê-lo, mas foi assassinado, e o pássaro foi novamente roubado. E nos 17 anos seguintes, Gutman o estava procurando. Agora, ele sabia que estava em Istambul, na casa de um general russo chamado Kemidov. Por isso, mandou roubá-lo. Mas os agentes que pegaram ainda não tinham lhe entregue. Agora, ele quer que Spade consiga o falcão e lhe oferece 50 mil dólares ou um quarto do que lucrar com ele, algo em torno de 100 a 250 mil dólares! Mas ele não tem tempo para responder, pois desmaia com a bebida que lhe foi oferecida. Em seguida, Gutman, Wilmer e Cairo (que aparece) saem, e ele só acorda horas depois, sozinho no apartamento. Ele liga para Effie e descobre que Brigid não está na casa dela.
Ele revista o apartamento e encontra um jornal. Nele, há uma notícia de que o navio La Paloma chegaria de Hong Kong, naquele dia, e ela estava marcada. Sam vai ao cais, e descobre que o navio está pegando fogo, mas ninguém se feriu. Em seguida, ele volta para o escritório, onde conta tudo a Effie. Nesse momento, chega um homem, baleado, com um embrulho. Ele deixa cair o embrulho no chão, fala "falcão" e cai no sofá, morto. Ele abre o embrulho e descobre que é o falcão maltês. Mas, antes que fale alguma coisa, o telefone toca, e ouve-se a voz de Brigid pedindo socorro e um grito. Effie diz para ele ir salvá-la. Ele pega o falcão e vai atrás de Brigid. Mas antes, deixa o objeto numa caixa de correio. Depois, ele vai ao endereço que lhe deram, mas não encontra ninguém. Liga para Effie e diz que vai para casa. Chegando lá, encontra Brigid esperando-o. Ela parece cansada. Quando entram, encontram Gutman, Cairo e Wilmer, dentro do apartamento.
Eles começam a conversar, e Spade pede o dinheiro prometido. Gutman lhe dá 10 mil libras. Em seguida, Spade diz que precisam de alguém para ser o culpado de três assassinatos, antes que a culpa recaia sobre ele, e dá a ideia de incriminar Wilmer. Gutman ri da ideia. Em seguida, Sam sugere que entreguem Cairo. A ideia não é aceita, e Cairo sugere que entreguem Brigid, mas agora é Sam quem não concorda. Depois de discutirem, decide-se que será Wilmer que será entregue, e Sam o desarma facilmente. Brigid pega a arma mas a entrega a Sam. Depois, Gutman conta como Wilmer matou o Sr. Thursby, ateou fogo ao La Paloma e matou o Capitão Jacoby (o ator Walter Huston, pai do Diretor John Huston).
Depois da conversa, Sam liga para Effie, e manda a secretária buscar o pacote no correio, e trazê-lo para ele. Ela traz, Gutman o desembrulha e todos ficam olhando. Mas logo descobrem que não é o original.
Após um momento de consternação, Gutman e Cairo decidem que irão a Istambul atrás do falcão. Wilmer foge e Spade devolve a maior parte do dinheiro, ficando com algum pelas despesas que teve. Mas, assim que eles saem, Sam liga para Polhaus e lhe dá os nomes dos bandidos. Depois, cobra a verdade de Brigid. Ela confessa que matou Miles. Sam lhe diz que eles podem ficar juntos, dali a 20 nos, quando ela sair da cadeia, contanto que não a enforquem. Ele diz que ela não fará com ele o que fez com Thursby "e os outros". Ele diz: "quando matam seu sócio, deve fazer algo". Ele diz: "terei noites horríveis quando te entregar. Mas passará". E depois: "vou te entregar porque me usou, como fez com todos os outros".
Quando a polícia chega, Sam entrega Brigid e as provas dos crimes. Em seguida, o policial vai pegar o falcão e percebe que ele é pesado. Ele pergunta do que ele é feito e Sam responde: "do mesmo material de que são feitos os sonhos". E finalmente, vê Brigid indo embora, pelo elevador...





















Nenhum comentário:

Postar um comentário