segunda-feira, 2 de setembro de 2013

História do Cinema: 1930 – 1939

O Studio System
Nos Estados Unidos, a década de 30 é marcada pelo domínio dos grandes estúdios de Hollywood, que anos antes tinham lutado contra o domínio da Motion Pictures Patents Company, sendo possível identificar estilos próprios: a Metro-Goldwyn-Mayer (Fig. 1)era conhecida pelas suas estrelas e filmes de qualidade, a “pobre” Columbia Pictures pelas comédias de Frank Capra e a Warner Bros. pelos seus dramas sociais e filmes de gangsters.


A década é também marcada pela utilização do som na sétima arte e que viria a transformar a indústria: os atores começaram a dar mais atenção à voz, os estúdios procuraram no teatro atores mais expressivos, os escritores foram obrigados a definir os personagens através de palavras e os escritores de cartões (intertítulos) ficaram no desemprego. Mas o som permitiu também o nascimento de um novo gênero: o musical, aparecendo, então, estrelas como Maurice Chevalier, Fred Astaire e Ginger Rogers (Fig. 2).


O início da década de 30 é também marcada pela produção dos primeiros filmes a cores: o desenho animado da Walt Disney Flowers and Trees, de 1932, e a longa-metragem Vaidade e Beleza, de 1935. Em desenvolvimento desde a década de 1890, a tecnologia de filmes a cores teve o seu melhor exemplo com o épico ...E O Vento Levou (Fig. 3). Produzido em 1939, o filme foi um dos muitos que se produziram durante o que é considerado o melhor ano da história da sétima arte. Outros filmes produzidos nesse ano: No Tempo das Diligências, A Mulher Faz O Homem, Ninotchka, O Mágico de Oz, Gunga Din, Vitória Amarga.


Na França, o trabalho de realizadores como Jean Renoir, Jean Vigo, René Clair e Marcel Carné refletem uma visão negra que antecipa a guerra que se avizinhava. Antes da Guerra, a Alemanha produzia mais de 200 filmes por ano, onde se destacavam os trabalhos de Fritz Lang (Fig. 4) e G.B.Pabst. Após a ascensão de Hitler em 1933, a industria cinematográfica alemã passa a ser controlada pelo Ministro da Propaganda, Joseph Goebbles, dando origem a verdadeiras homenagens ao fascismo, como o filme de Leni Riefenstahl O Triunfo da Vontade (1935). Na Espanha, o cinema é controlado pela Companhia Industrial del Film Espanol e com a ascensão do ditador Franco, no final da década, os filmes passam para a mão do Estado. Na União Soviética, a produção é dominada por dramas, adaptações literárias e acontecimentos históricos, destacando-se o trabalho do realizador Sergei Eisenstein.



» 1930

- Greta Garbo interpreta o seu primeiro filme sonoro, Anna Christie, cujo slogan publicitário era: “Garbo Fala!”.
O Presídio, realizado por George Hill, é o primeiro melodrama passado numa prisão.
- O Presidente da 20th Century Fox, William Fox, é forçado a vender o estúdio por $18 milhões de dólares depois de ter perdido a sua fortuna no crash da bolsa em 1929.
- A Itália estreia o seu primeiro filme sonoro, La Canzone dell’ Amore, realizado por Gennaro Righelli.
Nada de Novo No Front (Fig. 5)é banido na Alemanha devido à sua mensagem pacifista.
- No inicio de década, os estúdios Paramount Pictures, Warner Bros. e 20th Century Fox são os donos da maioria das salas de cinema dos Estados Unidos.
- Nasce o primeiro jornal diário dedicado exclusivamente à indústria cinematográfica: The Hollywood Reporter.
- Em Março de 1930, o Código de Produção é adotado pela indústria americana para reger a filmagem de cenas que abordem sexo, religião, violência e outros assuntos sensíveis.



» 1931

- Devido à grande depressão, o número médio de espectadores diminui nos EUA (de 90 milhões em 1930 para 60 milhões em 1933); os estúdios passam por tempos difíceis e as salas de cinema para atrair mais espectadores recorrem a expedientes como as seções duplas.
- A RKO Radio Pictures adquire a empresa francesa Pathé.
- Os estúdios americanos, na tentativa de impedir o constante assédio às suas estrelas entre si, acordam em limitar essa prática.
- A Universal Pictures estreia Dracula (Fig. 6) Frankenstein, interpretados por Bela Lugosi e Boris Karloff, respectivamente, e inicia o seu famoso ciclo de filmes de terror.
- A Warner Bros. inventa o filme de gangsters com a produção de O Pequeno César e O Inimigo Público.
- O realizador francês Jean Renoir estreia o seu primeiro grande filme da década (A Cadela), um sucesso junto da critica, mas um desastre comercial.
- A Índia e o Japão produzem os seus primeiros filmes sonoros: Alam Ara e Madamu to Nyobo, respectivamente.
- Fritz Lang estreia o seu filme M, O Vampiro de Düsseldorf.



» 1932

- A Paramount deixa de ser dona dos estúdios Astoria em Ney York; os estúdios passam a ser um centro de produção independente.
- Com receio da concorrência da rádio, os exibidores pretendem que os estúdios impeçam as estrelas de cinema de aparecerem na rádio; alguns estúdios aceitam temporariamente o pedido.
- A Walt Disney estreia o primeiro desenho animado a cores, Flowers and Trees.
- A Metro-Goldwyn-Mayer contrata Jean Harlow (Fig. 7), que viria a tornar-se uma das grandes estrelas do estúdio, e o escritor William Faulkner, que viria a ganhar o Prêmio Nobel.
- Shirley Temple faz a sua estreia no cinema com apenas três anos de idade.
- A Kodak introduz no mercado o filme de 8 mm, destinado a realizadores amadores.
- Alexander Korda funda, em Inglaterra, a London Films.
- O filme do realizador soviético Sergei Eisenstein Que Viva Mexico!-Da Zdravstvuyet Meksika!- é suspenso devido à falta de apoio financeiro do autor Upton Sinclair.
- O filme L’ Armata Azzurra, um tributo à força área de Mussolini, é o primeiro filme de propaganda italiano.
- O Egito estreia o seu primeiro filme sonoro, Inshudat el Fuad.
- O psicólogo alemão Rudolf Arnheim publica Film as Art, trabalho teórico sobre o formalismo cinematográfico.



» 1933

- O governo americano permite que os grandes estúdios controlem a produção, distribuição e exibição dos seus filmes, tornando-se verdadeiros monopólios.
- A Paramount Publix e a RKO, detentoras da Paramount Pictures e da RKO Pictures, respectivamente, declaram falência.

- Fred Astaire e Ginger Rogers surgem juntos pela primeira vez no filme Flying Down to Rio.
- O primeiro drive-in é inaugurado em New Jersey.
- Na Alemanha, os nazis assumem controlo da indústria cinematográfica e forçam os judeus a abandonar os seus postos de trabalho; os estúdios de Hollywood acedem a despedir os judeus que trabalham nos seus escritórios alemães.
- O filme do produtor Alexander Korda The Private Life of Henry VII, é um marco de qualidade na história do cinema inglês.
- Hedy Lamarr (Fig. 8) ganha notoriedade internacional ao aparecer nua no filme checo Extase.



» 1934

- O Código de Produção começa a ser rigidamente aplicado e assim se manterá até meados da década de 60.
- O responsável da Metro-Goldwyn-Mayer, Louis B. Mayer, utiliza o serviço de notícias (newsreel) do estúdio contra o candidato a Governador da Califórnia Upton Sinclair; este acabaria por perder as eleições.
- A Columbia Pictures estreia Odeio Mulheres, a primeira das 190 comédias interpretadas pelos Três Patetas (Fig. 9).
- O realizador francês Jean Vigo morre com tuberculose aos 29 anos, no mesmo ano em que estreia a sua obra-prima, A Atalante.
- A Warner Bros. fecha o seu escritório de distribuição em Berlim em reação à política anti-semita do governo Nazi Alemão.



» 1935

- Os estúdios de Hollywood começam a recuperar financeiramente, depois dos difíceis anos da Grande Depressão.
- A fusão entre a Twentieth Century Pictures e a Fox Film Corporation leva à criação da 20th Century Fox.
- É criada a Republic Pictures, uma das mais famosas produtoras de filmes B. David O. Selznick abandona a Metro-Goldwyn-Mayer e torna-se num produtor independente.
- Estreia do primeiro filme a utilizar o sistema de 3 cores da TechnicolorBecky Sharp (Fig. 10).
- É criado, em Roma, a escola de cinema Centro Sperimentale di Cinematografia.
- Leni Riefenstahl realiza o filme de propaganda nazi O Triunfo da Vontade.
- Na Inglaterra, J. Arthur Rank começa a construir o seu império cinematográfico, ganhando domínio em todos os aspectos da indústria cinematográfica.



» 1936

- Carl Laemmle, fundador da Universal Films, vende o estúdio a um grupo de investidores por pouco mais de $5 milhões de dólares.
- Com o apoio da Pathé, é fundado um novo estúdio em Hollywood: Grand National.
- A Pionner Pictures funde-se com a Selznick Internacional.
- David O. Selznick (Fig. 11) adquire os direitos sobre obra de Margaret Mitchell ...E O Vento Levou
- Numa encíclica, o Papa Pio XI denuncia os filmes indecentes.
- Aos 16 anos, Lana Turner é descoberta quando trabalhava numa loja pelo editor do Hollywood Reporter que a recomenda ao realizador Mervyn Leroy.
- O filme de estreia da cantora Deanna Durbin, de apenas 15 anos, é um sucesso comercial e salva a Universal da falência.
- A personagem Bugs Bunny é criada por um grupo de desenhadores da Warner Bros.
- É criada, em Paris, a Cinemateca Francesa.



» 1937

- A 20th Century Fox é o primeiro estúdio a usar a rádio para promover os seus filmes.
- A Branca de Neve e os Sete Anões (Fig. 12), da Disney, é a primeira longa-metragem de animação.
- A invasão japonesa de Shangai, na China, obriga a grande comunidade cinematográfica da cidade a emigrar para Hong-Kong e Taiwan; os japoneses utilizam os estúdios ocupados para produzir filmes de propaganda.
Saint Tukaram é o primeiro filme indiano a vencer um prêmio internacional, ao ser premiado no Festival de Veneza deste ano.



» 1938

- O realizador inglês Alfred Hitchcock (Fig. 13) aceita realizar o seu primeiro filme americano, produzido por David O. Selznick.
- O realizador soviético Mark Donskoy estreia o primeiro filme da Trilogia de Maxim Gorky (1938-1940).
- A Inglaterra aumenta a quota de exibição de filmes ingleses e encoraja o investimento americano na produção inglesa.


» 1939

- Os estúdios americanos têm o seu melhor ano, com um vasto conjunto de filmes aclamados artisticamente.
- O estúdio Grand National entra em processo de falência.
- Estreia de ...E O Vento Levou, um dos maiores sucessos comerciais da história da sétima arte e um dos mais aclamados pela crítica.
- Hattie Mcdaniel (Fig. 14) vence o Oscar na categoria de Melhor Atriz secundária e torna-se a primeira pessoa de raça negra a vencer um Oscar.
- Em consequência do início da II Grande Guerra, as salas de cinema em Inglaterra fecham temporariamente as suas portas.
- A Regra do Jogo, a obra-prima do realizador francês Jean Renoir, é um fracasso comercial aquando da sua estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário