segunda-feira, 2 de setembro de 2013

História do Cinema: 1940 – 1949

A influência da II Grande Guerra no panorama cinematográfico mundial
A Segunda Guerra Mundial é o grande acontecimento da década de 40 e está na origem da mudança do panorama cinematográfico mundial, refletindo-se no número de filmes produzidos e nos temas abordados.
Inevitavelmente, a Europa foi onde os efeitos do conflito mais se fizeram sentir: se por um lado grande parte dos países viram a sua produção diminuir drasticamente, outros, como a Alemanha e a União Soviética, chegaram a aumentar a sua produção. Devido ao regime vigente, a Alemanha manteve uma produção ativa com mais de 1000 filmes produzidos durante os anos em que Hitler esteve no poder, na sua maioria filmes de propaganda. Após a guerra e com a divisão da Alemanha, a produção igualmente se dividiu, refletindo visões artísticas diferentes. No caso soviético e com a entrada do país na guerra, em 1941, a produção cinematográfica centrou-se em documentários de propaganda, em filmes de entretenimento e dramas, como Ivan, o Terrivel (Parte I) de Sergei Eisentein (Fig.1).



Um dos reflexos do conflito foi o êxodo de pessoas para os Estados Unidos. A França não fugiu à regra e os realizadores que se mantiveram no país concentraram o seu trabalho em produções históricas ou alegóricas, destacando-se os trabalhos de Marcel Carné e Robert Bresson.
O pós-guerra na Europa é marcado pelas medidas contra o cinema americano, na tentativa de desenvolver as várias cinematografias nacionais. O melhor exemplo é a criação, na França, do Centre National de la Cinématographie (CNC), ainda hoje um importante pilar na indústria cinematográfica francesa.
Ao contrário da Europa, a produção cinematográfica americana do inicio da década é pujante e capaz de produzir filmes tão diversos como: Vinhas da Ira (drama social), Rebecca (thriller), Casamento Escandaloso (comédia) e O Grande Ditador (sátira). Com a entrada do país na guerra, Hollywood contribuiu também com a sua parte, quer através do recrutamento de atores e outros criativos para a frente de batalha, quer com a produção de filmes de “propaganda”: recorde-se o trabalho do realizador Frank Capra para o exército e filmes de ficção como Mrs. Miniver, Since you Went Away, This is the Army, Thirty Seconds Over Tokyo e, o melhor exemplo de todos, Casablanca (Fig. 2).



O inicio da década é também marcada pela estreia do que é, hoje, considerado como o melhor filme de todos os tempos: Cidadão Kane (Fig. 3). Escrito, realizado e interpretado por um jovem Orson Welles, o filme cedo se viu envolto em polêmica devido ao fato de relatar a história do magnata William Hearst, que tudo fez para impedir a distribuição do filme, acabando este por ser um fracasso de bilheteira.



Com o final da guerra avizinhavam-se bons tempos para o cinema americano, tanto que o ano de 1946 revelou-se o mais lucrativo até ai. No entanto, um conjunto de fatores ensombrou a indústria cinematográfica americana: greves e inflação, que provocaram o aumento dos custos de produção, as restrições europeias à importação de filmes americanos; e o aparecimento da televisão. O resultado foi o declínio do número de espectadores de 90 milhões em 1948 para menos de 50 milhões dez anos mais tarde.
Paralelamente, os estúdios de Hollywood sofreram um rude golpe quando em 1948, por ordem do governo, se tiveram de desfazer das salas de cinema que detinham. Os estúdios ficaram, assim, sem forma de escoar diretamente os seus filmes (e controlar o mercado), passando a ficar sujeitos às exigências dos exibidores e dividir os lucros com estes.
1948 ficaria ainda marcado pelo inicio do Comitê de Investigação de Atividades Anti-Americanas, que tinha por objetivo investigar supostas atividades subversivas e erradicar a presença comunista na América. Embora tenha investigado vários setores da sociedade, Hollywood foi o alvo preferencial do Comitê devido à sua alta visibilidade. As investigações levaram à suposta identificação de um vasto número de pessoas com ligações ao partido comunista, tendo estes sido banidos de Hollywood durante anos. Alguns, nomeadamente argumentistas, conseguiram trabalhar sob pseudônimos, como foi o caso do vencedor do Oscar para melhor argumento em 1956, mas a maioria ficou sem trabalho.
» 1940

- Os cinco maiores estúdios de Hollywood concordam em desistir da “venda cega”, prática que forçava os exibidores a comprar filmes que não tinham previamente visionado, e diminuir o aluguer em bloco para cinco filmes. Este acordo leva a que os exibidores possam recusar filmes B e como consequência os estúdios vão reduzindo aos poucos a produção deste tipo de filmes para se concentrarem na produção de filmes de qualidade.
- Inicia-se a produção de pequenos filmes musicais (soundies) que eram vistos em máquinas semelhantes a jukeboxes. Este tipo de filmes é produzido até 1946.
Rebecca, o primeiro filme americano de Alfred Hitchcock, é um sucesso comercial e de critica.
- A pós a invasão nazi, o realizador francês Jean Renoir (Fig. 4) parte para Lisboa e depois para os Estados Unidos, ai permanecendo até ao final da guerra.
- Após uma produção regular de cerca de 15 filmes por ano durante a década de 20, o Brasil produz apenas um filme em 1940. O declínio deve-se a uma prolongada crise econômica.



» 1941

- À medida que a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra se torna cada vez mais evidente, os filmes de guerra tornam-se populares junto do público.
- Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, cerca de 40.000 dos 240.000 trabalhadores da indústria cinematográfica entram para o exército.
- O produtor Samuel Goldwyn dá por terminada a sua ligação com a United Artists e começa a distribuir os seus filmes através da RKO Radio Pictures.
- Orson Welles estreia Cidadão Kane. Aclamado pelos críticos, o filme é um fiasco comercial principalmente devido à tentativa do magnata de imprensa William Hearst, no qual o filme se baseia, em impedir a sua distribuição.
- Ava Garner (Fig. 5) estreia no filme H.M Pulham Esq., mas apenas viria a tornar-se uma estrela anos mais tarde.
- Estreia de Casablanca, um dos mais populares filmes de todos os tempos e que viria a ganhar 3 Oscar no ano seguinte (Melhor Filme, Melhor Produção e Melhor Argumento).
- O governo americano cria o Gabinete de Informação de Guerra (Office of War Information) para coordenar a propaganda de guerra e os laços com Hollywood. Uma das suas práticas é a censura cinematográfica.
- Devido à guerra, Hollywood sofre restrições que vão afetar a rodagem e a estreia de filmes.
- Com o recrutamento de muitos das suas estrelas masculinas, Hollywood sente dificuldade em encontrar protagonistas para os seus filmes.
- Na Alemanha, o governo nazi nacionaliza a indústria cinematográfica.



» 1943

- Criada a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, atualmente conhecida como Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pelos prêmios Globo de Ouro, instituídos em 1944.
- Frank Capra estreia Prelude to War, o primeiro da série de documentários de guerra que realizou para o exército americano.
- Jane Russell estreia em O Proscrito (Fig. 6) , produzido e realizado por Howard Hughes. O filme, que realça os volumosos seios da atriz, esteve na base de uma árdua batalha entre o milionário e o gabinete de censura, o que dificultou a distribuição do filme.



» 1944

- Lauren Bacall estreia em Uma Aventura Na Martinica (Fig. 7), ao lado do que viria a ser seu marido, Humphrey Bogart.
- Pela primeira vez, a cerimônia de entrega do Oscar deixa de ser uma festa privada e transforma-se num espetáculo de variedades e é transmitida pela rádio.
- É fundada, na Grã-Bretanha, a produtora e distribuidora Eagle-Lion Films.
- Pela primeira vez é transmitido um anúncio na televisão a um filme (Papai Por Acaso).
- Alexander Korda vende a empresa London Films à United Artists.
- Entre 1944 e 1973, a produção cinematográfica espanhola é controlada pelo ministro da Cultura do General Franco, Luis Carrero Blanco.



» 1945

- No dia 15 de Agosto, os estúdios de Hollywood param a produção para celebrar o fim da II Guerra Mundial (Fig. 8). No fim desse mês, terminam as restrições à distribuição do stock de película.



» 1946

- Hollywood tem o seu ano mais rentável de sempre, sustentado por um recorde de espectadores.
- A Universal funde-se com a International Pictures e passa a chamar-se Universal-International.
- Com o pós-guerra, a produção cinematográfica japonesa começa a recuperar e o número de espectadores duplica em relação aos anos que antecederam a guerra.
- É criado, na França, o Centre Nacional du Cinema Françoise, para regular a indústria cinematográfica.
- Tem lugar a primeira edição do Festival de Cinema de Cannes (Fig. 9).



» 1947

- O Comitê de Investigação de Atividades Anti-Americanas inicia as suas investigações sobre alegados comunistas em Hollywood.
- David O. Selznick termina a sua associação com a United Artists e começa a distribuir ele próprio os seus filmes.
- Elia Kazan inaugura, em Nova Iorque, o Actor’s Studio (Fig. 10). Sob a direção artística de Lee Strasberg, a escola de atores torna-se conhecida pela sua técnica de interpretação (o método), e dela saem nomes como Marlon Brando, James Dean e Paul Newman.
- A Grã-Bretanha institui limites à importação de filmes americanos. Os produtores de Hollywood retaliam e os limites são levantados um ano depois.
- Com o pós-guerra, aumenta a produção de filmes fatalistas e de moral duvidosa, gênero que ficaria conhecido como film noir.



» 1948

- O Supremo Tribunal Americano declara os cinco grandes estúdios de Hollywood culpados de práticas monopolistas e ordena que vendam as salas de cinema que detêm.
- Os Dez de Hollywood são acusados de desrespeito quando se recusam a cooperar com o Comitê de Investigação de Atividades Anti-Americanas e são sentenciados a um ano de prisão, apagarem uma multa de $1.000 dólares e entram para a lista negra de Hollywood.
- Como resultado de uma ação em tribunal, a Eastman Kodak é obrigada a abrir mão das patentes que detêm sobre o processamento de cor.
- O realizador italiano Vittorio de Sica (Fig. 11) estreia o clássico Ladrões de Bicicletas, exemplo máximo do neo-realismo italiano.
- A Grã-Bretanha, à semelhança de outros países europeus, impõe limites à quantidade de dinheiro que as empresas americanas podem retirar do país. Esta medida encoraja os estúdios americanos a investir parte dos seus lucros na produção cinematográfica local.



» 1949

- O espírito anti-comunista invade Hollywood com várias comissões a controlarem e a influenciar o dia-a-dia da indústria cinematográfica.
- Uma vez mais, os tribunais ordenam os estúdios a alienarem as salas de cinema que detêm.
- Marilyn Monroe (Fig. 12) posa nua para um calendário e estreia no último filme em que os Irmãos Marx contracenam juntos (Love Happy).
- Elia Kazan estreia Pinky, um dos vários filmes de 1949 que abordam questões raciais.
- Para encorajar a produção nacional, o governo britânico cria o National Film Finance Corporation, que empresta dinheiro à industria cinematográfica.
- Os estúdios ingleses Ealing começam a ser conhecidos pelas suas comédias, entre elas Kind Hearts and Coronets, no qual Alec Guiness interpreta seis personagens.
- A Alemanha é oficialmente dividida, dando origem a duas indústrias cinematográficas distintas.
- Após muitos anos no estrangeiro, o realizador brasileiro Alberto Cavalcanti regressa ao seu país, onde vai dirigir a produtora Vera Cruz Filmes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário