terça-feira, 28 de dezembro de 2010

1895 - Trabalhadores Saindo da Fábrica

Em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière entrariam para a história, por realizarem a primeira sessão de cinema (28 de dezembro).
É importante lembrar que este não foi o primeiro "filme" a ser feito. Muitos outros foram realizados não só neste, como nos anos anteriores.
A inovação foi a de terem apresentado o filme a uma platéia, que pagou ingressos para ver o espetáculo. Assim, estava criado o cinema como forma de entretenimento.
Para lembrarmos que outros filmes foram feitos antes da primeira sessão. selecionei a Saída dos Trabalhadores da Fábrica, feito pelos irmãos franceses.

Nele, um homem aparece abrindo as portas da fábrica, e as priemiras a sair são algumas mulheres, algumas com chapéu e algumas sem, mas todas andam com pressa. Em seguida, aparece uma mulher na porta ao lado, carregando uma criança. Outras mulheres, menos apressadas, vão saindo e se dirigindo para esquerda ou direita. Depois de sair umas 20 mulheres, vemos dois homens saindo, um mais alto e outro mais baixo. Depois, da porta menor, sai um outro homem, de terno. Uma mulher puxa a saia da outra, talvez numa brincadeira entre colegas. Outra mulher puxa o que seria o avental da colega. Um homem aparece correndo, talvez brincando com um cachorro, que corre atrás dele, ao mesmo tempo em que outro vem trazendo sua bicicleta. Mais homens e mulheres saem. Outro ciclista. Mais um. Agora, saem os últimos funcionários, a maioria homens e apenas uma ou duas mulheres. Um último ciclista. O cachorro volta para a fábrica, que vai ser fechada, e o filme acaba. Como sei de tudo isso?

Simples: alguém fez a colorização do filme por computador, e sonorizou também. O resultado é um filme que pode ser melhor entendido, mais de acordo com a realidade que apresenta. Esse filme, pode ser visto no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=rbcYyH2G8Ps

Foi nesse ano que nasceram Rodolfo Valentino, Bud Abbott (da dupla Abbott e Costello) e Buster Keaton (Foto Abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário