sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ben Gazzara (1930-2012)



Ben Gazzara em 1965
Ator das séries Alma de Aço e Inocente ou Culpado?Ben Gazzara faleceu nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, aos 81 anos de idade, vítima de câncer no pâncreas, segundo informou seu advogado à imprensa americana.
Biagio Anthony Gazzara nasceu no dia 28 de agosto de 1930 em Nova Iorque, filho de um imigrante italiano. Aos 11 anos, ele assistiu à peça sua primeira peça, que o levou a decidir seguir a carreira artística.
Formado pelo Actors Studio, Gazzara iniciou no teatro onde estrelou diversas peças, entre elas Gata em Teto de Zinco Quente. Com o sucesso que vinha obtendo nos palcos, Gazzara recusou vários convites que poderiam levá-lo para o cinema.
Antes de ir para o cinema, Gazzara estreou na televisão, com participações em teleteatros. Em 1963, ele estrelou sua primeira série, Inocente ou Culpado?/Arrest and Trial, ao lado de Chuck Connors. A série introduziu uma narrativa que seria resgatada décadas mais tarde por Lei & Ordem, na qual, a primeira parte do episódio apresenta o trabalho da polícia e a segunda a da promotoria. Gazzara interpretava o detetive Nick Anderson. A série teve apenas uma temporada, com um total de 30 episódios, já lançados em DVD nos EUA.
Em 1965, ele estrelou Alma de Aço/Run For Your Life, na qual interpretou Paul Bryan, um advogado que descobre ter poucos anos de vida. Assim, ele decide tirar proveito do tempo que lhe resta fazendo tudo que lhe dá na cabeça. Cada episódio apresenta Paul conhecendo lugares e pessoas diferentes, enquanto redescobre a vida. A série teve um total de três temporadas.

Gazzara em 2011
Em 1974 ele estrelou a minissérie QB VII, ao lado de Anthony Hopkins, adaptação da obra de Leon Uris. Na história, um cientista alemão, naturalizado britânico, é julgado acusado de ter sido colaborador do nazismo durante a II Guerra Mundial.
Mantendo sua carreira no cinema, Gazzara apareceria em apenas mais uma série, além das três já citadas. Foi em um episódio de Lei & Ordem: SVU, exibido em 2001.
Ele foi casado três vezes. A primeira com a atriz Louise Erickson, entre 1951 e 1957. A segunda com a atriz Janice Rule, entre 1961 e 1982, com quem teve uma filha, Elizabeth. Em 1979, ele conheceu a modelo alemã Elke Stuckmann, com quem estava casado desde 1982. O ator adotou a filha de Elke, Danja.
Gazzara, que durante décadas sofreu de depressão, foi diagnosticado com câncer em 1999. Em 2005, Gazzara publicou sua autobiografia, que recebeu o título de In The Moment: My Life as an Actor, na qual revelou ter mantido uma relacionamento com Audrey Hepburn em 1979.


Nenhum comentário:

Postar um comentário