quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Carlitos e o Cinema-Mudo

Você já parou para pensar em que consiste o "cinema"?
Explicando de forma simples, "cinema" são diversas imagens que passam pela nossa frente, em ritmo acelerado. Os "inventores" do "cinema" perceberam que, se fizessem diversas imagens passarem diante de nossos olhos, numa velocidade acelerada, nossa "memória de imagens" nos faria pensar que ali estaria havendo "movimento". A isso, chamamos de "persistência da visão". Complicado?
Não...Imagine um desenho de um pássaro voando. Em seguida, outro desenho, do mesmo pássaro, apenas um pouco para a frente, e outro, e outro, e outro...Se você fizer diversos desses desenhos, e passá-los rapidamente diante de seus olhos, terá a impressão de que o desenho se move...Isso é a "persistência da visão"...
Então, para haver "cinema", teve que haver essa descoberta, e também as fotografias. Com elas, descobriu-se que poderíamos ter esse feito com pessoas, cenas "reais", etc.
Mas os primeiros filmes não tinham som, somente na década de 20, é que se começaram a fazer filmes sonoros...Antes disso, os filmes eram "mudos". Havia apenas o acompanhamento de um piano, uma orquestra, um violino...Mas não havia som...

***

Um dos "reis" do "cinema-mudo" foi o inglês Charles Spencer Chaplin (1889/1977). Ele era filho de artistas, e começou a "atuar" nos palcos com apenas cinco anos de idade. Seu pai morreu quando ele tinha 12 anos, e sua mãe era mentalmente doente. Assim, restava a Chaplin o convívio com seu irmão mais velho, Sidney.
Em 1910, Chaplin fez sua primeira turnê pelos Estados Unidos, e ela durou até 1912. Depois, ele foi para a Inglaterra e voltou. Em 1913, passou a trabalhar com o célebre Mack Sennett, da Keystone Film Company. Logo, Ele era uma das estrelas da Companhia.
Em 1914, ele criou "O Vagabundo" ("The Tramp", em inglês), mais conhecido no Brasil como Carlitos.
Chaplin fez inúmeros filmes caracterizado como Carlitos. Morreu na Suiça.

A cena que ilustra este post é do filme "Luzes da Cidade", de 1931. Nele, Chaplin demonstra muito de sua genialidade...Já havia o "cinema falado", mas ele preferia o "cinema-mudo", ainda.
Nesse filme, ele era "O Vagabundo", e queria ajudar uma florista cega (vivida por Virgínia Che.
Ele precisava fazer com que ela pensasse que ele era milionário. Então, fez a cena da seguinte forma: após falar com a florista, ele fica em silêncio, observando-a. Nisso, alguém entra num carro e bate a porta e ela pensa que é ele. Ele percebe o engano dela, e a deixa pensar que ele é que entrou no carro e, portando, é um milionário (carros eram caros, naquela época).
Era dessa forma que o Carlitos fazia as pessoa rirem e também chorarem, em seus filmes, e o tornaram um dos maiores comediantes da História do cinema...Falaremos mais dele, em futuros posts...

Nenhum comentário:

Postar um comentário