sábado, 17 de março de 2012

Mack Sennett (1880/1960)





Mikall (ou Michael ) Sinnott nasceu em Danville, Quebec, Canadá. Era filho de imigrantes irlandeses. Em 1897, quando tinha 17 anos, mudou-se, com sua família, para Connecticut, e depois, para Massachussets, onde ele viu um espetáculo de vaudeville pela primeira vez.

Depois disso, Sennett foi para New York, onde começou a trabalhar na Biograph (primeira companhia cinematográfica norte-americana, fundada em 1895 por William Kennedy Dickson, que produziu o vídeo A Saudação Dickson, em 1891). Abaixo, Mack Sennett:


Abaixo, um trio histórico: Cecil B. DeMille (1881/1959), D. W. Griffith (1875/1948) e Mack Sennett (1880/1960), na década de 10:


Sennett começou a trabalhar como ator. Abaixo, o filme An Arcadian Maid, de 1910, com Direção de D. W. Griffith, onde ele aparece contracenando com Mary Pickford:



Em 1912, Mack Sennett fundou sua própria companhia cinematográfica, a Keystone Studios, em Edendale, na Califórnia.


Muitos astros de Hollywood começaram suas carreiras na Keystone: Mabel Normand, Charlie Chaplin, Gloria Swanson, Bing Crosby e W.C. Fields, por exemplo. E havia também os Keystone Cops, uma espécie de "policiais" que aprontavam as maiores confusões, do qual fazia parte Roscoe "Fatty" Arbuckle (extrema direita):


Abaixo, uma cena do filme Chaplin, de 1992. Nela, vemos o recém-chegado Chaplin (Robert Downey Jr.), "atrapalhando" uma cena dos Keystone Cops, e se apresentando a Mack Sennett (Dan Aykroyd). Sennett não acredita que ele seja Chaplin, e é "presenteado" com uma pequena demonstração do talento do ator inglês (a atriz é Mabel Normand, representada por Marisa Tomei):

video

Mabel Normand (1892/1930) foi a primeira comediante de Mack Sennett. Além de ter uma relação tumultuada com o Diretor, trabalhou com Chaplin e "Fatty" Arbuckle em muitos filmes:


Mack Sennett se tornou sinônimo de comédias, no mundo do cinema. Mas ele também desenvolveu as Bathing Beauties Sennett, a partir de 1915. Eram moças bonitas, que apareciam em trajes de banho, em curta-metragens, em eventos e/ou material promocional. Gloria Swanson (que negava), Marie Prevost e Carole Lombard, foram Bathing Beauties Sennett:

Elas foram "utilizadas" entre 1915 e 1928...

Em 1917, Sennett desistiu da marca Keystone e criou a Mack Sennett Comedies Corporation. Ali, desenvolveu curtas e longa-metragens, com astros como Ben Turpin, Harry Langdon (abaixo), Mabel Normand e Alice Day.


Sennett chegou a fazer filmes sonoros, e fez filmes com Bing Crosby e W.C. Fields. Mas não sobreviveu à Grande Depressão, e foi à falência, em 1933. Mas em 1935 ainda produziu um filme com Buster Keaton e outro com Joan Davis. Se aposentou em 1935, aos 55 anos de idade, após ter feito mais de mil filmes mudos e dezenas de filmes falados. Morreu em 1960, aos 80 anos de idade.







Um comentário: