terça-feira, 26 de julho de 2011

História do Cinema - Parte 2 (1866/1870)

No post passado, vimos alguns dos grandes acontecimentos mundiais, como também soubemos um pouco mais sobre Méliès, os Irmãos Lumière e Thomas Edison, alguns dos precursores do cinema.

Em 1866, continuava a Guerra do Paraguai (Batalha do Tuiuti e de Curupaiti), e começou uma guerra entre a Áustria e a Prússia, e o Reino da Itália entrou nessa Guerra, contra a Áustria. A Guerra durou alguns meses, e os vitoriosos foram os italianos e os prussianos.


Nesse ano, a tecnologia também deu passos largos: um cabo foi colocado no Oceano Atlântico, permitindo as comunicações entre a América e a Europa, via telégrafo. Além disso, Alfred Nobel (1833/1896) inventou a dinamite.

E foi nesse contexto que cresciam Thomas Edison (19 anos), que se mudou para Kentucky nesse ano, Méliès (5 anos), Auguste (4 anos) e Louis Lumière (2 anos).

É interessante imaginarmos como era a vida naqueles tempos. E, graças à fotografia, podemos saber bem mais. Observe o retrato abaixo:


Essa é a Imperatriz Elisabeth da Áustria, esposa de Franz Joseph I. Mas era mais conhecida pelo apelido Sissi. Em 1867, quando foi tirado esse retrato, ela tinha 30 anos. Era considerada uma das mulheres mais belas e bem vestidas da Europa, tendo se casado aos 15 anos (1852). Após a morte de sua filha mais velha, Sissi viajou muito pela Europa. Em 1867, ano dessa foto, ela retornou para a Áustria, para ser coroada, junto com o marido, como soberana da Hungria: foi criado o Império Austro-Húngaro.

* em 1867, nasceu Florenz Ziegfeld Jr., em Chicago, EUA.

Dica de Filmes: recomendamos a trilogia Sissi (1955), Sissi, A Imperatriz (1956) e Sissi e Seu Destino (1957), todos dirigidos por Ernst Marischka, e estrelados por Romy Schneider;




Foi em 1867, também, que Marx e Engels publicaram o primeiro volume de O Capital (Das Kapital).


E chegou o ano de 1868. Nesse ano, Thomas Edison, agora com 21 anos, patenteou sua primeira invenção. George Méliès tinha 7 anos, Auguste Lumière tinha 6 anos, Louis Lumière tinha 4 anos e Flo Ziegfeld tem 1 ano. E, ainda nesse ano, nasceu a pequena Leila Marie Koerber (Marie Dressler), no Canadá


Marie Dressler (1868/1934): foi uma das primeiras atrizes, nascida ainda no século XIX. Foi a quarta atriz a ganhar o Oscar de Melhor Atriz, em 1930/1931, pelo filme Min and Bill:




Observe, por esta foto, como era Paris em 1868:


Nesse ano, registrou-se a primeira corrida de bicicletas, nessa cidade. Enquanto isso, foi instalado o primeiro semáforo, em Londres, Inglaterra. O mundo se modernizava, pouco a pouco...

No ano de 1869, começou a construção do Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, Alemanha, por ordens do Rei Ludwig II da Baviera (1845/1886). Mais de meio século depois, esse castelo serviu de "modelo" para o Castelo da Cinderela, filme de Walt Disney, bem como para o símbolo da Disneyworld:


Também nesse ano, Leon Tolstoy (1828/1910) publicou Guerra e Paz, livro que tratava da época invasão francesa na Rússia, em 1812. 

Dica de Filmes: Guerra e Paz, de Tolstoy, se transformou em filme várias vezes, sendo que o mais conhecido é o de 1956, dirigido por King Vidor, com Audrey Hepburn, Henry Fonda e Mel Ferrer nos papéis principais:


Em 1869, Thomas Edison está com 22 anos, Méliès tem 8 anos, Auguste Lumière tem 7 anos, Louis Luimère tem 5 anos, Flo Ziegfeld tem 2 anos e Leila Marie fez seu primeiro aniversário.

Em 1870, terminou a Guerra do Paraguai. Nesse mesmo ano, o Natal passou a ser considerado feriado nacional, nos EUA. Enquanto isso, o compositor Richard Wagner (1813/1883) estreava, em Munique (Alemanha) a ópera Die Walküre, cujo trecho mais conhecido é a Cavalgada das Valquírias (Ride of The Valkyries). A França travou a Guerra Franco-Prussiana, nesse ano, tendo sido derrotada na Batalha de Sedan. E o Reino da Itália incorporou Roma ao seu território, tornando-a Capital

Obs.: em 1979, o cineasta Francis Ford Coppola produziu o filme Apocalypse Now, sobre a Guerra do Vietnã, um clássico. Uma das cenas mais conhecidas e comentadas desse filme é aquela em que os helicópteros norte-americanos bombardeiam uma vila vietnamita, na praia, ao som da Cavalgada das Valquírias (The Ride of The Valkyries), de Wagner:


video

E assim acabou a década de 1860. Durante este período, os EUA e a Itália se tornaram nações mais poderosas, os franceses inventaram muitas coisas, nasceram três franceses, um norte-americano e uma canadense que teriam muito a ver com a História do Cinema, e Thomas Edison começou a sua carreira de inventor, que culminaria com invenções cinematográficas, como veremos nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário